terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Planear um Projecto Comunitário:



Temos de escrever os nossos planos, pois é benéfico.
Temos de começar com os objectivos, qual o plano, depois temos de estudar muito bem o que havemos de fazer, realizar o projecto, e por fim fazer um balanço e uma avaliação do mesmo.
Um projecto deve conter uma introdução, as perguntas chave, uma estrutura, apêndices, uma conclusão, entre outros.

Questões básicas num projecto comunitário:
O que se quer?
O que se tem?
Como usar o que se tem para obter resultados?
O que irá acontecer depois do projecto concluído?
Como chegar até lá?
Onde estou?
Onde devo ir?

Introdução ao Módulo 8 - Projecto Comunitário

Este módulo consiste na realização de um projecto,cujo nome é "Alenpapper", isto porque vai ser realizado um Peddy paper pela vila de Alenquer, no qual iremos dar inicio na romeira. Este projecto vai ser realizado para toda a comunidade, devido a ser um projecto comunitário, dai envolve toda a comunidade escolar, mas mais no geral as famílias dos alunos do Curso de Animador Sociocultural e os alunos que queiram participar das três turmas 10º 11ºanos.
A turma foi dividida em vários grupos de trabalho no qual o meu grupo (Ana, Tiago), ficamos responsáveis por realizar o percurso difícil com os postos de controlo, juntamente com o grupo da (Joana, Cátia, Patrícia Lopes).
Este projecto tem inicio às 9h30 com o pedi papar até ao 12h30, do 12h30m às 13h30 realização do almoço Pic-Nic partilhado e por final até as 16h00 a tarde é recheada com animação por nossa parte demonstrando assim o que é o nosso curso e a animação que ele tem.
A turma organizadora deste projecto é a turma 12º ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural do Agrupamento de Escolas de Alenquer.
Ao longo do módulo as tarefas que vão ser realizadas e estão divididas por vários grupos serão:
  Patrocínio+organização do Pic-Nic
 Divulgação+Convites+ Organização de Equipas
 Organização+Animação da Tarde+Regulamento
 Percurso Fácil (questões+postos de controlo) este percurso refere-se a crianças e idosos
Percurso Difícil (percurso+postos de controlo) este percurso é destinado a adultos e pessoas com boas capacidades para andar pois é maior
Percursos Difícil (percurso+postos de controlo) Dois grupos realizam este percurso como é grande esta dividido em metade pelos dois grupos
Certificados e brindes de oferta

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Apresentação do Projecto

No âmbito da disciplina de Animação Sociocultural, o nosso projecto identifica-se com o nome “Sempre Responsável” surgindo nas ideias de mobilizar a turma do 9º ano de escolaridade para a temática dos Direitos Sociais, que escolhemos para eles o direito á Educação e á Deficiência.
Por um lado pretendemos promover as práticas de responsabilidade social e por outro pretendemos desenvolver uma metodologia adequada aos jovens para motiva-los a seguir os estudos e pensando no seu futuro.
O projecto consiste em fazermos uma apresentação personalizada do que é um animador mostrando tópicos numa cartolina, de seguida uma pequena peça de teatro com o título “O Animador e os direitos sociais”, para mostrar aos jovens que a concentração para os seus estudos é importante e esta relacionada com os direitos sociais escolhidos sendo estes o direito á Educação e à Deficiência. Por último realizaremos uma dinâmica cujo nome é “ O Mundo”. Todo este nosso projecto é realizado na Escola Básica de Abrigada com a turma do 9ºB e decorrerá no dia 14 de Janeiro no período da tarde, pelas 14:35 às 16:05 horas.
Depois de tudo feito fazemos uma reflexão com o público-alvo onde vamos perceber se gostaram da nossa actividade, se perceberam que para conseguir terem boas notas tem de estar concentrados e quais são os direitos da educação e dos deficientes.

Fundamentação do Projecto

Este nosso projecto identifica-se com o nome “Sempre Responsável” surgindo nas ideias de mobilizar uma turma do 9º ano de escolaridade a realizar uma temática dos Direitos sociais, sendo estes os direitos que pretendemos trabalhar no qual é o direito á Educação e o direito á Deficiência.
Por um lado pretendemos promover as práticas de responsabilidade social e por outro pretendemos desenvolver uma metodologia adequada aos jovens para motiva-los a seguir os estudos e pensando no seu futuro.
A problemática encontrada na nossa instituição é desconcentração e conversa na turma em geral dos jovens. Com esta problemática as razões da realização do nosso projecto é conseguir diminuir a problemática encontrada através de duas pequenas actividades de animação que são elas: “ Peça de teatro sobre os direitos sociais e o animador” e uma dinâmica de atenção “O Mundo”.
Com tudo isto queremos dar a entender que existe uma falta de sensibilização para os jovens prestarem mais conhecimentos e atenção nas aulas.
A prioridade e urgência deste problema ser diminuído é muita, pois para ver se os jovens ficam mais interessados pelos estudos e as aulas, e depois destas duas actividades descritas em cima são viáveis para atenuar o problema devido a serem actividades de concentração e muita atenção, para no final debatermos com eles o que está correcto e incorrecto na parte do teatro e como devem fazer, para um bom futuro enquanto jovens.