quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A Evolução das Relações de trabalho e a sua interacção com a organização social



Nas sociedades/comunidades o esforço tem sido imenso pelas organizações para sobreviver, tal como tem sido enorme o desgaste e o sacrifício colocado ao trabalhador moderno. Sabemos que os factores capazes de produzir insatisfação compreendem a politica e a administração das empresas, as relações interpessoais com superiores hierárquicas, as condições de trabalho, os salários e a segurança, tal como os factores geradores de motivação abrangem a realização, reconhecimento, o próprio trabalho, responsabilidade, progresso e desenvolvimento.
Essencialmente, para existir imigração social temos de verificar se há igualdade de oportunidade, independentemente da orientação sexual, classe social, idade, religião e outras formas de discriminação.
Nos dias de hoje e nas sociedades onde vivemos, predomina-se o trabalho Industrial e a avicultura, estes sofrem alterações pois antigamente realizava-se a avicultura á mão, na apanha da uva etc. nos tempos de hoje é tudo realizado com máquinas. A nível dos salários e da discriminação penso que ainda se mantém um pouco igual á realidade, visto que em certos trabalhos se fores de uma classe social diferente da nossa ou de um bairro de castas, é completamente excluído, se não tens responsabilidades e não mostras um bom desenvolvimento de trabalho és despedido. Na minha opinião não devia ser assim todos tem o direito ao trabalho independentemente do que são ou como são etc.
A nossa profissão como Animadores mostra isso muito bem, e diz não á descriminação pois temos de trabalhar em grupo, dependendo assim do grupo que for, tipo de pessoas e situações que encontrarmos. Então nós como animadores temos diversos saberes dos quais se inserem nesta parte são eles: O Saber, Saber estar, saber ser e o Saber fazer.

Webgrafia: http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-170-9.htm
Data da consulta do site: 30-9-2010

Saídas Profissionais do Curso de Animação Sociocultural


Passei pelo nosso moodle e entrei na disciplina de Área de Estudo da Comunidade. Encontrei um documento que continha os conteúdos e os objectivos do módulo e no final dessa página tinha uma sugestão da professora para abordar as saídas que o nosso curso tem, achei interessante, e decidi então colocá-las aqui fazendo então uma pesquisa pela Internet:
"Por vezes há quem ainda não saiba onde (e o quê) é que um/a Animador/a Sociocultural pode exercer as suas funções. Por isso, segue uma lista dos possíveis locais de trabalho deste profissional:"
* Estabelecimentos e Serviços de Apoio Social, de carácter público e/ou privado com ou sem fins lucrativo
* Associações profissionais, sociais e culturais
* Centros Culturais e/ou Recreativos
* Museus
* Bibliotecas
* Ginásios                                                                                    
* Pavilhões e Parques Desportivos
* Agências de publicidade e marketing
* Autarquias locais (Juntas de Freguesias e Câmaras Municipais)
* Escolas de Ensino Pré-escolar, Básico e Secundário
* Centros de Actividades de Tempos Livres
* Hotéis
* Empresas de Organização de Eventos
* Administração Pública
* Centros de Apoio Social (Lares, Centros de Dia)
* Serviços públicos e privados (Hospitais, Centros de Saúde, Centros de Atendimento a pessoas com toxicodependência, Clínicas e Termas, Centros de Colónias de Férias, Clubes, Cooperativas, empresas de animação turística)

Taylorismo e Fordismo

Video: http://www.youtube.com/watch?v=k0p81Ol7njE
Data da consulta do Video: 30-9-2010

Escolhi este video apesar de identificar bem o termos relacionados com a matéria, abordada aqui ao longo deste tempo de aula.
è um video bastantes expressivo acerca do tema em causa, penso que apela bem as propostas clássicas do séc. XX.

Video Sobre o Trabalho

Video: http://www.youtube.com/watch?v=UV3RihZOJ8o
Data da consulta do Video: 30-9-2010

Escolhi este vídeo para colocar neste ponto da matéria pois tem a ver com o trabalho nas sociedades, e com o termos das crianças hoje em dia serem prejudicadas, fazendo assim a vertente do trabalho "escravo".
E na minha opinião tem a ver com a matéria basicamente abordada.
Será o significado deste vídeo o antigamente ou um pouco hoje em dia também será? Pois todos nós pensamos nesse caso e na minha opinião hoje também existe muito o dito trabalho escravo.  

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Propostas Clássicas do Séc. XX

Taylorismo

O taylorismo foi criado no final do séc. XIX e inícios do séc. XX pelo engenheiro Frederick w. Taylor. È um sistema de organização do trabalho baseado em divisão de tarefas de forma hierarquizada e sistematizada, cada trabalhador desenvolveria a sua actividade especifica, no sistema produtivo da industria de forma cronometrada.




Fordismo

É um modelo de produção em massa, criado pelo americano Henry Ford, e que consiste num sistema de produção de automóveis em linha de montagem.
O seu principal objectivo era reduzir ao máximo os custos de produção, fazendo assim os trabalhadores andarem ao ritmo máximo de produção.
Concretizou a ideia de produção em movimento, isto é, sem paragens. A velocidade de realização dos homens passa por ser equivalente á velocidade de andamento imposta pela máquina. 
Na linha de montagem os operários ficavam praticamente parados, devido á sua mão – de – obra que era muito capacitada, pois cada trabalhador executava a penas uma tarefa dentro da sua etapa de produção.
Passou a existir ema reflexão entre tarefas, aumentando o controlo de qualidade e aumento da produtividade, por outro lado os operários passavam a ser objectos de produção que tinham de repetir muitas vezes e sempre ao mesmo ritmo tarefas meramente mecanizadas.
                      
 Os três princípios básicos de Henry Ford são:
                                    - Intensificação
                                   - Economia
                                   - Produtividade



 
Vantagens e Desvantagens do Taylorismo e do Fordismo

Vantagens
A dispersão por diferentes tarefas é evitada, o que pode diminuir a fadiga;
Facilita a aprendizagem

Desvantagens
A repetição durante todo o dia, anos sucessivos, provoca a diminuição das potencialidades intelectuais, cansaço físico e psíquico;
→ Provoca dificuldades de adaptação e outra actividade dificultando a mudança de emprego ou de adaptação a novas tarefas de produção impostas pelo avanço tecnológico


A diferença entre ambos é que o taylorismo trabalha de forma hierarquia e em divisão de tarefas, a um ritmo cronometrado e em pequena série, enquanto o Fordismo é em série, e os trabalhadores fazem um ritmo de trabalho acelerado, pois trabalham assim em produção de automóveis em linha de montagem. Fazem também uma reflexão acerca das tarefas e do seu aumento de qualidade e produtividade. Hoje em dia, na nossa sociedade ainda existe a presença tanto do taylorismo como do Fordismo, isto porque os carros continuam a ser  construídos na linha de montagem (Fordismo, criado por Henry Ford em 1914). O Taylorismo também existe ainda nas linhas de montagem, ou seja, cada operário está destinado a uma determinada função na qual ele tem uma especialização.
No que diz respeito á parte do trabalho do animador, ele também acaba por passar por esta situação pois antigamente, o trabalho dividia – se em divisão natural do trabalho por sexo e a idade. Mais tarde surge então a divisão social do trabalho por profissão, onde ai já aparece o Animador sociocultural, mais tarde nasce a manufactura, e em sequência dessa a maquino factura que por sua vez vem fazer uma divisão técnica do trabalho (taylorismo e fordismo), surgindo assim as especializações dentro do ramo da animação e do trabalho do animador.

 Bibliografia: CARDOSO.M Manuela, REIS Vitor, Introdução à economia,10ºano, ASA Edições, 1999 1ªedição Página 67 e 68

                   http://www.infopedia.pt/$taylorismo

Data da Consulta do Site: 29-9-2010

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Evolução do Conceito de Trabalho

Desde sempre o homem procurou meios e estratégias para vencer os desafios da sua sobrevivência. Se analisarmos os perigosos da história podemos verificar grandes eras do desenvolvimento da humanidade.
O trabalho tem vindo a evoluir muito, desde o pré – história em que os homens caçavam para poderem comer e as mulheres ficavam a tomar conta dos filhos e a lavar a louça e esse se tornava como o seu trabalho habitual.
Ao longo do tempo e com o surgimento da Revolução Industrial, a utilização de energia a vapor, substitui – se pela força humana e mecanizada, assim surgiram as fábricas. Nos finais do Séc. XIX foi importante desenvolver a grande máquina de produção para satisfazer os enormes mercados. Surgiram então desde ai engenheiros, comerciais, educadores, investigadores.
Posteriormente, surgiram os computadores, que começaram a ser utilizados em todos os processos produtivos e por fim os robôs industriais que passaram a realizar tarefas que já os humanos eram capazes de executar.
A Indústria, passou a fabricar produtos com alta qualidade, produtividade, baixo preço e elevada tecnologia.
Antigamente existia a grande divisão entre o homem e a mulher dependendo do seu sexo, isso fazia com que depois escolhessem o seu trabalho, agora não os trabalhos já são um pouco mistos, tornando assim tudo o que o homem faz a mulher também pode fazer e vice-versa, tem poder de igualdade sobre ambos.
Com estas mudanças todas e no que diz respeito á definição de trabalho e o que ele é, temos a ser levados para um mundo diferente, onde os Animadores Socioculturais podem vir a existir, sim desde dai sempre que houve eventos ou algo de animação infantil, mas não como agora, ser Animador Sociocultural tornou – se uma profissão muito abrangente a todos os níveis no nosso pais, ou seja uma escolha muito diversificada.



Data da Consulta do Site: 27-9-2010

Reflexão Sobre a matéria abordada no módulo

Penso que este irá ser um módulo fácil de realizar, pois é um tema em que já trabalhamos o ano anterior na disciplina de Área de Integração.
O tema trabalho é hoje em dia abordado não só nas aulas mas como também no nosso dia-a-dia, é um tema muito explicativo e diversificado, mas em alguns pontos torna - se um pouco dificil de o realizar.
Tive algumas dificuldades, em encontrar alguns pontos da matéria, e no que encontrei continha muita informação, logo isso fez com que sentisse alguma dificuldades a nivél de resumir para colocar em matéria. Mas ao longo dos tempos fui ultrupassando e tentanto com que ficasse tudo dentro dos possiveis e da matéria que se pretendia.

Reflexão acerca do Blogue

Penso que esta nova tecnologia trouxe-nos muitas vantagens para nós, pois com o blogue temos muitas vantagens não gastamos muito dinheiro, e é muito acessível, pois onde estivermos podemos aceder a ele. Mas também tem algumas desvantagens temos de ter muito tempo para andar a publicar as coisas e a actualizarmos o nosso perfil, mas por vezes o tempo é um pouco escasso e passa a correr.

Reflexão da Semana de 20-9-2010 a 24-9-2010

Para esta disciplina de Área de Estudo da Comunidade foi nos sugerido pela professora que tínhamos de realizar um portfólio digital em formato de um blogue, para o ano lectivo 2010/2011.
Ao princípio fiquei um pouco assustada com a ideia, pois nunca tinha criado nenhum e pensei que não iria ser capaz de o desenvolver, para assim obter um bom trabalho.
Tive algumas dificuldades como por exemplo: na construção do blogue, na publicação das etiquetas, um pouco pela parte geral do seu funcionamento.
Consegui superar as minhas dificuldades com a ajuda da professora, e prestando atenção ao vídeo que a docente levou com todas as explicações sobre o blogue. A partir dai comecei por colocar as minhas informações no perfil, mudar o modelo e a enfeitar o meu portfólio digital a meu gosto.
Quando tudo isto já estava pronto comecei por lá colocar toda a matéria do módulo, mas antes disso tive de fazer as minhas pesquisas relacionadas com o módulo 7 e os vários temas como o conceito do trabalho, a sua evolução histórica etc.
Dando assim a minha opinião acerca do blogue é que foi uma ideia bastante positiva, pois estou a adaptar-me bem na sua construção.
A partir daqui para a frente e com o decorrer das aulas o que se tem a fazer é melhorar!
Concluindo assim a minha reflexão as minhas expectativas para este ano na disciplina de Área de Estudo da Comunidade são:
   - Concluir todos os módulos;
   - Acabar o ano com bom aproveitamento para expectativas futuras.
Vamos lá ver! Até para a semana!

domingo, 26 de setembro de 2010

Visita de Estudo Expo - Criança e Assembleia da República

Expo - Criança Santarém






Final da visita a ir para o autocarro

No almoço...


Depois do almoço um paseio ao vasco com o nosso segurança "Tiago"


Decidi colocar aqui as nossas visitas de estudo á Asseembleia da República e á Expo Criança, visto que foi umas Visitas interessantes mas principalmente á Expo Criança devido que lá aprendemos alguns conteúdos relacionados com a animação, num pequeno teatro sobre os direitos e deveres do Animador.
Acoselho a todos a vesitar lá o espaço, devido á área em que se encontrarem (Animador Sociocultural), mas também a todos os infantários e algumas instituições de acção social, tendo lá assim espaços interessantes para todos.

Estas fotos mostram alguns dos sítios a ir visitar com o nosso público-alvo, ou seja dependendo da sua faixa etária, pertencendo assim ao trabalho do animador.

Actividade de Animação lar do Carregado

Assistindo á apresentação do funcionamento do lar
A Professora Liliana a explicar como se iria realizar a actividade



Grupos na construção do seu trabalho









Cenário para a iniciação do nosso teatro







Já no final um bailarico "O baile á moda antiga"




Entrega de uma pequena lenbrança
 
Apresentação de todos os participantes

Esta é um projecto em que coloquei também mais aqui por estarmos a falar do Módulo 7 o trabalhao, devido a este tipo de projectos/actividades relacionar - se com o trabalho do Animador para o nosso futuro.
Aqui mostro as fotos de um nosso projecto realizado com a turma, o ano passado ao Lar do Carregado. Este projecto contribúi para o nosso enrequecimento pessoal, com objectivos de termos experiências para o nosso futuro. Sabermos como trabalhar e lidar com os idosos, sendo eles de cadeiras de rodas ou que se possam mexer bem. Esse é um grande objectivo de projecto era a intecção com todos eles. No fim desta actividae realizamos um pequeno baile á moda antiga, onde todos participaram e prosseguimos á entrega de uma pequena lenbrança. Fazer projectos deste tipo e trabalhar com idosos é um mundo muito diferente e bastante alegre, pois eles transmitem - nos também algumas experiências e estamos sempre a aprender.
Deixo aqui o meu conselho que é continuar a fazer mais projectos deste tipo.
Conceito do Trabalho

Podemos definir trabalho como uma actividade física ou intelectual, realizada por nós seres humanos, cujo objectivo é fazer, transformar ou obter algo.
O ser Humano para poder satisfazer as suas necessidades precisa de bens que não estão ao seu dispor na natureza. Essa acção para obter os bens dá - se o nome de trabalho.
O trabalho exige do ser humano a sua energia física ou mental que vai resultar do rendimento.

Na minha opinião o trabalho do animador obedece às duas vertentes, física e intelectual, porque quando o animador esta a planificar a sua actividade/projecto e a pensar no que irá fazer, está a obedecer á vertente intelectual, por outro lado quando passa á parte da realização/dinamização da actividade escolhida como por exemplo: Festa de Aniversário, jogos didácticos pratica assim a parte física. O trabalho do animador tem vindo a ser cada vez mais importante na sociedade, tanto a nível social como na prática educativa, tem-se recorrido á animação como uma motivação.

Webgrafia: http://www.suapesquisa.com/o que e/trabalho.htm

Definição de trabalho

“ O trabalho – Segundo (ARANHA, 1996) designa o trabalho como uma acção transformadora do homem sobre a natureza, modifica também a maneira de pensar, agir e sentir, de modo que nunca permanecemos os mesmos ao fim de uma actividade, qualquer ela que seja. É nesse sentido que dizemos que pelo trabalho, o homem se autoproduz, ao mesmo tempo que produz sua própria cultural.”


 

sábado, 25 de setembro de 2010

História da Minha Vida


  •      Falar sobre mim! É tão bom recordar momentos bons, maus não interessam, são momentos que nunca se esquece e que marcam a nossa vida para sempre. Aprende – se muito com os outros (pais, vizinhos, amigos) todos eles têm sempre qualquer coisa para nos ensinar.

  • Os primeiros passos são muito importantes, meus pais fizeram de mim, a adolescente que sou hoje, deram – me educação, mandaram – me para a pré escola de Meca, onde estive 1 ano entregue aos meus avós, porque era de lá residente a minha mãe. Quando os meus pais casaram vim morar para o Bairro terra humilde do concelho de Alenquer, onde fui para a escola que frequentei até a 4ª classe.

  • Prosseguindo sempre os estudos passei para a Abrigada (Freguesia) onde estive até ao 9º ano com notas razoáveis. 

  • Nesta escola aprendi a conviver com colegas de outras localidades, grandes amizades que fui adquirindo à medida que ia os conhecendo melhor. A brincadeira no recreio (jogar à bola, basquet, verdade ou consequência…) e o conforto que as continuas nos davam quando alguma coisa corria mal, estes foram os pontos que me agradaram mais, quanto à parte negativa da escola e dos amigos, não tenho nada a dizer.

  •  A escola é muito importante, é um sítio em que brinco, convivo com os colegas entre outros, aprendo a ter maneiras, conhecimentos sobre a vida.

  • Prosseguindo os estudos hoje estou no 11º ano em Alenquer, localidade que fica a 20Km.

  • O primeiro desporto que frequentei foi ginástica em três modalidades (trampolins, solo, acrobática) durante 8 anos em Ota, depois fui para os Escoteiros, onde até hoje me encontro. 

  •    Hoje tenho 18 anos e espero concretizar os meus sonhos e acabar o 12ºano com sucesso, para atingir o meu futuro.  

  •  Fico por aqui, obrigada à directora de turma por me ter dado oportunidade de falar sobre mim.    














Abrigada 22 Setembro 2010

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Introdução ao Módulo: " O Trabalho"


Na história do mundo do trabalho actual as empresas estão pouco ligadas para o governo e o trabalhador. Coitado do trabalhador! Hoje em dia acontece quase a mesma coisa.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010


Olá Visitante J

O Blogue é uma vida, uma floresta é algo que comecei a desvendar á pouco tempo com inteligência e sabedoria antevejo que vou formando caminhos para os meus objectivos.
  Este blogue refere – se á disciplina de Área de estudo da comunidade do curso profissional de Animador Sociocultural.
  Formar blogues é uma experiência inovadora e útil para atingir algumas experiências enquanto animador.
  Agradecia a todos vós que me deixassem os vossos comentários e opiniões acerca do meu blogue.

Conteúdos e Objectivos do Módulo

Conteúdos a desenvolver no Módulo 7
A evolução do conceito de trabalho
As novas formas de organização do trabalho
A evolução das relações de trabalho e a sua interacção com a organização social
Contacto com as propostas clássicas do séc. XX sobre organização do trabalho: Taylorismo, Fordismo e crise dos modelos
As novas tecnologias no trabalho
Os direitos e deveres do trabalhador

Objectivos
Pesquisar sobre o conceito e evolução do trabalho
Conhecer a evolução das relações de trabalho e a sua interacção com a organização social
Contactar com as propostas clássicas do séc. XX sobre organização do trabalho
Conhecer e analisar direitos e deveres dos trabalhadores na perspectiva da formação cívica