quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Propostas Clássicas do Séc. XX

Taylorismo

O taylorismo foi criado no final do séc. XIX e inícios do séc. XX pelo engenheiro Frederick w. Taylor. È um sistema de organização do trabalho baseado em divisão de tarefas de forma hierarquizada e sistematizada, cada trabalhador desenvolveria a sua actividade especifica, no sistema produtivo da industria de forma cronometrada.




Fordismo

É um modelo de produção em massa, criado pelo americano Henry Ford, e que consiste num sistema de produção de automóveis em linha de montagem.
O seu principal objectivo era reduzir ao máximo os custos de produção, fazendo assim os trabalhadores andarem ao ritmo máximo de produção.
Concretizou a ideia de produção em movimento, isto é, sem paragens. A velocidade de realização dos homens passa por ser equivalente á velocidade de andamento imposta pela máquina. 
Na linha de montagem os operários ficavam praticamente parados, devido á sua mão – de – obra que era muito capacitada, pois cada trabalhador executava a penas uma tarefa dentro da sua etapa de produção.
Passou a existir ema reflexão entre tarefas, aumentando o controlo de qualidade e aumento da produtividade, por outro lado os operários passavam a ser objectos de produção que tinham de repetir muitas vezes e sempre ao mesmo ritmo tarefas meramente mecanizadas.
                      
 Os três princípios básicos de Henry Ford são:
                                    - Intensificação
                                   - Economia
                                   - Produtividade



 
Vantagens e Desvantagens do Taylorismo e do Fordismo

Vantagens
A dispersão por diferentes tarefas é evitada, o que pode diminuir a fadiga;
Facilita a aprendizagem

Desvantagens
A repetição durante todo o dia, anos sucessivos, provoca a diminuição das potencialidades intelectuais, cansaço físico e psíquico;
→ Provoca dificuldades de adaptação e outra actividade dificultando a mudança de emprego ou de adaptação a novas tarefas de produção impostas pelo avanço tecnológico


A diferença entre ambos é que o taylorismo trabalha de forma hierarquia e em divisão de tarefas, a um ritmo cronometrado e em pequena série, enquanto o Fordismo é em série, e os trabalhadores fazem um ritmo de trabalho acelerado, pois trabalham assim em produção de automóveis em linha de montagem. Fazem também uma reflexão acerca das tarefas e do seu aumento de qualidade e produtividade. Hoje em dia, na nossa sociedade ainda existe a presença tanto do taylorismo como do Fordismo, isto porque os carros continuam a ser  construídos na linha de montagem (Fordismo, criado por Henry Ford em 1914). O Taylorismo também existe ainda nas linhas de montagem, ou seja, cada operário está destinado a uma determinada função na qual ele tem uma especialização.
No que diz respeito á parte do trabalho do animador, ele também acaba por passar por esta situação pois antigamente, o trabalho dividia – se em divisão natural do trabalho por sexo e a idade. Mais tarde surge então a divisão social do trabalho por profissão, onde ai já aparece o Animador sociocultural, mais tarde nasce a manufactura, e em sequência dessa a maquino factura que por sua vez vem fazer uma divisão técnica do trabalho (taylorismo e fordismo), surgindo assim as especializações dentro do ramo da animação e do trabalho do animador.

 Bibliografia: CARDOSO.M Manuela, REIS Vitor, Introdução à economia,10ºano, ASA Edições, 1999 1ªedição Página 67 e 68

                   http://www.infopedia.pt/$taylorismo

Data da Consulta do Site: 29-9-2010

Um comentário:

  1. Podia ter explorado as vantagens e as desvantagens.

    O último paragrafo onde fala do ASC está muito confuso, principalmente em termos temporais.

    ResponderExcluir