sábado, 12 de fevereiro de 2011

A Animação Sociocultural no Desenvolvimento Comunitário

Segundo Maria Jesus Morata Garcia, a animação sociocultural assenta numa estratégia de intervenção num determinado modelo de desenvolvimento comunitário. Este modelo de desenvolvimento, para a comunidade tem como finalidades últimas promover a participação e dinamização social, a partir de processos de responsabilização dos indivíduos na gestão da direcção dos seus próprios recursos.
A animação sociocultural é um instrumento adequado para motivar e exercer a participação de uma comunidade no geral, a qual pode ser escolar, familiar, alunos e professores entre outras. Esta concebe-se como uma tomada de consciência em relação á mudança pessoal e estrutural, como processo dialéctico e dinâmico entre a administração, os técnicos e a população, organizado através de associações, movimentos sociais, partidos políticos, instituições e redes interassociativas.
Esta visa de desenvolvimento comunitário parte da necessidade de uma daquelas articulação da sociedade, em que os três eixos por o que é constituída: Estado, mercado e sector terciário, trabalhem de forma complementar e onde a solidariedade exista num interior de cada um deles.

TRILLA, Jaume – Animação Sociocultural em teorias programas e âmbitos, Lisboa, Editorial Ariel, 1997 e 1998 pag. 293 a 299

Um comentário:

  1. Aqui está uma boa pesquisa para relacionar a animação com o projecto comunitário que está a ser desenvolvido... é pena não ter feito essa relação...

    ResponderExcluir