quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Apelo à Participação!

Olá amiguinhos espero que visitem o meu blogspot!
Estamos a trabalhar no módulo 8 Projecto comunitário II e gostaria de vos convidar a participar no nosso evento/projecto que se realizará na Vila de Alenquer com um Jogo de Pista pela manhã e muita Animação da parte da tarde.
Este projecto terá inicio às 9:30horas e terminará às 16:00horas. Aconselho a todos os participantes roupa prática.

Apareçam, divirtam-se traguem amigos ou familiares e juntem-se à Animação!

O que é a Animação?

A Animação Sociocultural é um conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a iniciativa, bem como a participação das comunidades no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sócio-política em que estão integrados." (UNESCO)

Webgrafia:

 (SEM AUOR), Animação Sociocultural, 16 de Janeiro de 2011 (on line), 11 de Fevereiro de 2011, "http://pt.wikipedia.org/wiki/Anima%C3%A7%C3%A3o_sociocultural

Mapa da Vila de Alenquer



Este foi o mapa por onde nos guiamos para poder vermos qual o percurso que iríamos efectuar.
Foi uma das nossas pesquisas para o qual delineamos o nosso percurso e realizamos as nossas pistas e fomos verificar se tudo estava perceptível pelo caminho indicado.

Webgrafia:

(SEM AUTOR), mapas do concelho (s.d) (on line), 3 de Fevereiro de 2011, “http://www.cm-alenquer.pt/_uploads/Mapa_alenquer.pdf

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Reflexão Geral Sobre o Desenvolvimento de Todo o Trabalho Realizado para o Projecto

Desde de já gostei do grupo que me calhou, pois já estava um pouco cansada do anterior. Por um lado é sempre bom mudarmos de pessoas e não trabalhar com as mesmas, devido ao facto de lá fora no mercado de trabalho podermos encontrar vários grupos alvos e várias pessoas que não queremos trabalhar mas temos sempre de rodar todos e passar pelos obstáculos encontrados. Saber dara  volta por cima é a realidade no meu ponto de vista.
Todo o trabalho realizado até ao momento pelo grupo foi delenearmos o nosso percurso e ver qual o seu trajecto, imprimir o mapa da vila de Alenquer, realizar o lógotipo para o projecto, realização das pistas a implementar nos vários locais, planificação do nosso trabalho e do dia do projecto e demos inicio á realização do trabalhao escrito.
O meu contributo individual para o mesmo foi ajudar na realização das pistas, na planificação do nosso trabalho e ainda na concretização do trabalho escrito.
A minha opinião critica sobre o mesmo é de uma maneira breve, pelo facto de no percurso realizado ter ficado a aprender muito mais da Vila de Alenquer e do seu património existente porque desconhecia certos e determinados locais da nossa Vila.
Este trabalho/Projecto, é sem duvida um Projecto de Animação onde enriquecemos conhecimentos acerca de toda a Vila de Alenquer, isto na minha opinião pois com este projecto já fiquei a conheccer mais um pouco de Alenquer, e de tudo o que nela existe desde de monumentos a património etc.
Na minha opinião penso que tudo esteja a acorrer bem e com todo o nosso esforço/dedicação para este projecto demasiado grande com muito trabalho responsabilidades por parte dos vários intrevenientes, vai correr bem e deverá ir progredir de uma forma positiva.

Cronograma das Actividades do Grupo


Este é o Cronogramas de todas as nossas actividades para o Projecto de acordo com a starefas a realizar pelo meu grupo. o meu grupo constituido por mim, Tiago e a Ana ficamos com a tarefa de realizar a segunda parte do percurso dificil e respectivas pistas.

Apresentação do Lógotipo Vencedor do Projecto


Este é o Lógotipo vencedor para o nosso Projecto, que se identifica com o nome de "Alenpapper". O Porquê de ser uma igreja desenhada? Pois é a Igreja com mais história na nossa Vila "Igreja de São Francisco".
Este Lógotipo foi o do nosso grupo desenhado pelo Tiago.

A Animação Sociocultural no Desenvolvimento Comunitário

Segundo Maria Jesus Morata Garcia, a animação sociocultural assenta numa estratégia de intervenção num determinado modelo de desenvolvimento comunitário. Este modelo de desenvolvimento, para a comunidade tem como finalidades últimas promover a participação e dinamização social, a partir de processos de responsabilização dos indivíduos na gestão da direcção dos seus próprios recursos.
A animação sociocultural é um instrumento adequado para motivar e exercer a participação de uma comunidade no geral, a qual pode ser escolar, familiar, alunos e professores entre outras. Esta concebe-se como uma tomada de consciência em relação á mudança pessoal e estrutural, como processo dialéctico e dinâmico entre a administração, os técnicos e a população, organizado através de associações, movimentos sociais, partidos políticos, instituições e redes interassociativas.
Esta visa de desenvolvimento comunitário parte da necessidade de uma daquelas articulação da sociedade, em que os três eixos por o que é constituída: Estado, mercado e sector terciário, trabalhem de forma complementar e onde a solidariedade exista num interior de cada um deles.

TRILLA, Jaume – Animação Sociocultural em teorias programas e âmbitos, Lisboa, Editorial Ariel, 1997 e 1998 pag. 293 a 299

O que é um Projecto Comunitário e a Quem se Destina?


O Projecto comunitário é um conjunto organizado de acções que codifica a propriedade de escolhas e desejos da comunidade como um todo.

Um projecto comunitário designa-se a toda a comunidade em geral não é um projecto que engloba uma só instituição. É um projecto extenso pelo facto de envolver sete etapas de trabalho nas quais muito trabalhosas que foram divididas por vários grupos dentro da turma. Para este tipo de projectos é necessário muita responsabilidade, para a realização do mesmo e para a sua construção. Um projecto comunitário como o próprio nome indica dirige-se para um comunidade no geral, sendo ela familiar, escolar, até de amigos se pode levar para o mesmo. No final destes projectos é bom reflectirmos um pouco sobre o realizado e realizar a respectiva avaliação de todo o nosso trabalho. E este sim é um projecto de Animação assim o podemos dizer.

Tarefas a Designar pelos Vários Grupos de Trabalho

Grupo 1 - Patrícia Alexandra, Diogo Carvalho e Fábio Rucha
Actividades a realizar:
•           Organização (verificar se as actividade estão a decorrer conforme o planificado);
•           Elaboração do Regulamento do jogo de Pista (para esta actividade cada aluno deverá elaborar o seu regulamento e de seguida partilhar as suas ideias com os restantes elementos de modo a construírem o regulamento);
•           Elaboração do Programa de Animação que terá lugar no período da tarde (para esta actividade devem fazer um levantamento das actividades de animação propostas pelas 3 turmas do Curso e a partir daí elaborar o respectivo programa de animação).

Grupo 2 - Débora, Helena e Fábio Cruz
Actividades a realizar:
•           Pedido de patrocínios (devem começar por fazer um levantamento do que necessitam e eventuais patrocinadores. Posteriormente devem efectuar os respectivos contactos);
•           Organização do Pic-nic (verificar o local, mesas, cadeiras, bebidas, ...).

Grupo 3 - Joana, Cátia e Patrícia Lopes 
Actividades a realizar:
•           Traçar o percurso do jogo de pista (percurso difícil) (só devem fazer metade do percurso para o que deverão, em conjunto com o grupo 4, definir a parte correspondente a cada grupo);
•           Elaborar as respectivas pistas referentes ao respectivo percurso;
•           Identificar os postos de controlo (devem indicar ao grupo 6 os postos de controle e quantas pessoas são necessárias em cada um).


Grupo 4 - Ana, Tiago e Mónica (Meu Grupo)
Actividades a realizar:
•           Traçar o percurso do jogo de pista (percurso difícil) (só devem fazer metade do percurso para o que deverão, em conjunto com o grupo 3, definir a parte correspondente a cada grupo);
•           Elaborar as respectivas pistas referentes ao respectivo percurso;
•           Identificar os postos de controlo (devem indicar ao grupo 6 os postos de controle e quantas pessoas são necessárias em cada um).

Grupo 5 - Raquel, Patrícia Arsénio e Sara
Actividades a realizar:
•           Traçar o percurso do jogo de pista (percurso fácil);
•           Elaborar as respectivas pistas referentes ao respectivo percurso;
•           Identificar os postos de controlo (devem indicar ao grupo 6 os postos de controle e quantas pessoas são necessárias em cada um).

Grupo 6 - Ivo, Nádia e Lúcio
Actividades a realizar:
•           Divulgação (devem elaborar um cartaz de divulgação da actividade. Não esquecer os patrocinadores);
•           Convites (devem elaborar os convites formais para os colegas das turmas de ASC e para professores e funcionários. Devem organizar uma pré-inscrição de forma a formarem equipas para cada um dos percursos);
•           Organização de equipas (mediante as pré-inscrições devem formar equipas para cada um dos percursos. O ideal é as famílias não serem separadas, pelo que no boletim de inscrição a família deve decidir qual o percurso que pretende efectuar.

Grupo 7 - Fátima, Diogo Lourenço e Eromárcia
Actividades a realizar:
•           Brindes de oferta (devem realizar um brinde para cada participante. Podem optar por brindes masculinos/femininos ou o mesmo brinde para todos); 
•           Certificados de participação (devem realizar um certificado de participação para cada aluno presente na actividade).

Apresentação dos Passos do Nosso Trabalho Escrito

 Apresentação de um projecto denomina-se por um discrição breve o que iremos realizar num projecto, ou seja, o seu título, o que se quer realizar, os dinamizadores, a instituição e o seu público-alvo.
 Descrição e fundamentação do projecto consiste na realização de uma descrição do que se pretende realizar e de seguida a sua fundamentação (qual a causa da realização do mesmo), partindo assim de um problema ou ponte de interesse.
Os Objectivos do projecto corresponde à explicação do que se quer fazer (para que se faz?) estes objectivos podem ser divididos em dois pontos: gerais e específicos. Os gerais são o objectivo central do projecto onde se responde à pergunta porquê é que quero fazer este projecto; enquanto os objectivos específicos são os passos que se têm de realizar para a concretização do objectivo geral, e neste responde-se à pergunta: como vou fazer o projecto?
 Caracterização do público-alvo serve para identificar e caracterizar os destinatários do projecto, esta caracterização é feita por três níveis: a nível demográfico, a nível socioeconómico e a nível psicomotor.
 Metodologias são a descrição completa e ao pormenor de como se irá executar num determinado projecto. Nesta, deve-se especificar os instrumentos metodológicos que se irão utilizar em cada actividade.
 Cronograma das actividades, é tipo um calendário para nos organizarmos e vermos que tarefas estamos para executar, que pode ser feito por meses, semanas ou dias onde se faz a calendarização de todas as tarefas que irão ser executadas para o projecto em causa.
Planificação das actividades, está é realizada para se observar como se faz o projecto e nesta terão se ser respondidos vários parâmetros: Dia/local/hora, área de intervenção, população, objectivos gerais e específicos, recursos (humanos, materiais e financeiros), actividades, metodologias e avaliação.
 Previsão de recursos e de orçamentos previsto, aqui irá colocar-se a lista ou quadro de todos os materiais que terão de ser utilizados para concretização do projecto. Neste ponto terão de estar mencionados três pontos: os recursos e orçamentos humanos, materiais e financeiros.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Planear um Projecto Comunitário:



Temos de escrever os nossos planos, pois é benéfico.
Temos de começar com os objectivos, qual o plano, depois temos de estudar muito bem o que havemos de fazer, realizar o projecto, e por fim fazer um balanço e uma avaliação do mesmo.
Um projecto deve conter uma introdução, as perguntas chave, uma estrutura, apêndices, uma conclusão, entre outros.

Questões básicas num projecto comunitário:
O que se quer?
O que se tem?
Como usar o que se tem para obter resultados?
O que irá acontecer depois do projecto concluído?
Como chegar até lá?
Onde estou?
Onde devo ir?

Introdução ao Módulo 8 - Projecto Comunitário

Este módulo consiste na realização de um projecto,cujo nome é "Alenpapper", isto porque vai ser realizado um Peddy paper pela vila de Alenquer, no qual iremos dar inicio na romeira. Este projecto vai ser realizado para toda a comunidade, devido a ser um projecto comunitário, dai envolve toda a comunidade escolar, mas mais no geral as famílias dos alunos do Curso de Animador Sociocultural e os alunos que queiram participar das três turmas 10º 11ºanos.
A turma foi dividida em vários grupos de trabalho no qual o meu grupo (Ana, Tiago), ficamos responsáveis por realizar o percurso difícil com os postos de controlo, juntamente com o grupo da (Joana, Cátia, Patrícia Lopes).
Este projecto tem inicio às 9h30 com o pedi papar até ao 12h30, do 12h30m às 13h30 realização do almoço Pic-Nic partilhado e por final até as 16h00 a tarde é recheada com animação por nossa parte demonstrando assim o que é o nosso curso e a animação que ele tem.
A turma organizadora deste projecto é a turma 12º ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural do Agrupamento de Escolas de Alenquer.
Ao longo do módulo as tarefas que vão ser realizadas e estão divididas por vários grupos serão:
  Patrocínio+organização do Pic-Nic
 Divulgação+Convites+ Organização de Equipas
 Organização+Animação da Tarde+Regulamento
 Percurso Fácil (questões+postos de controlo) este percurso refere-se a crianças e idosos
Percurso Difícil (percurso+postos de controlo) este percurso é destinado a adultos e pessoas com boas capacidades para andar pois é maior
Percursos Difícil (percurso+postos de controlo) Dois grupos realizam este percurso como é grande esta dividido em metade pelos dois grupos
Certificados e brindes de oferta

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Apresentação do Projecto

No âmbito da disciplina de Animação Sociocultural, o nosso projecto identifica-se com o nome “Sempre Responsável” surgindo nas ideias de mobilizar a turma do 9º ano de escolaridade para a temática dos Direitos Sociais, que escolhemos para eles o direito á Educação e á Deficiência.
Por um lado pretendemos promover as práticas de responsabilidade social e por outro pretendemos desenvolver uma metodologia adequada aos jovens para motiva-los a seguir os estudos e pensando no seu futuro.
O projecto consiste em fazermos uma apresentação personalizada do que é um animador mostrando tópicos numa cartolina, de seguida uma pequena peça de teatro com o título “O Animador e os direitos sociais”, para mostrar aos jovens que a concentração para os seus estudos é importante e esta relacionada com os direitos sociais escolhidos sendo estes o direito á Educação e à Deficiência. Por último realizaremos uma dinâmica cujo nome é “ O Mundo”. Todo este nosso projecto é realizado na Escola Básica de Abrigada com a turma do 9ºB e decorrerá no dia 14 de Janeiro no período da tarde, pelas 14:35 às 16:05 horas.
Depois de tudo feito fazemos uma reflexão com o público-alvo onde vamos perceber se gostaram da nossa actividade, se perceberam que para conseguir terem boas notas tem de estar concentrados e quais são os direitos da educação e dos deficientes.

Fundamentação do Projecto

Este nosso projecto identifica-se com o nome “Sempre Responsável” surgindo nas ideias de mobilizar uma turma do 9º ano de escolaridade a realizar uma temática dos Direitos sociais, sendo estes os direitos que pretendemos trabalhar no qual é o direito á Educação e o direito á Deficiência.
Por um lado pretendemos promover as práticas de responsabilidade social e por outro pretendemos desenvolver uma metodologia adequada aos jovens para motiva-los a seguir os estudos e pensando no seu futuro.
A problemática encontrada na nossa instituição é desconcentração e conversa na turma em geral dos jovens. Com esta problemática as razões da realização do nosso projecto é conseguir diminuir a problemática encontrada através de duas pequenas actividades de animação que são elas: “ Peça de teatro sobre os direitos sociais e o animador” e uma dinâmica de atenção “O Mundo”.
Com tudo isto queremos dar a entender que existe uma falta de sensibilização para os jovens prestarem mais conhecimentos e atenção nas aulas.
A prioridade e urgência deste problema ser diminuído é muita, pois para ver se os jovens ficam mais interessados pelos estudos e as aulas, e depois destas duas actividades descritas em cima são viáveis para atenuar o problema devido a serem actividades de concentração e muita atenção, para no final debatermos com eles o que está correcto e incorrecto na parte do teatro e como devem fazer, para um bom futuro enquanto jovens.