segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Animação Sociocultural com jovens

" (...) Se falarmos de Animação Sociocultural para jovens, devem ser eles próprios a trabalharem com os jovens, para que aprendam e cresçam como pessoas conhecedoras da realidade, com uma visão crítica da mesma e sobretudo sentindo-se capazes de serem mentores da mudança social. (...)
No mundo dos jovens estamos acostumados a ver o mesmo que no mundo dos adultos, quase tudo chega, sempre aos mesmos, outros ficam sem nada. Daí a necessidade de trabalhar com jovens em bairros marginalizados, no mundo rural (...). Estes jovens não consumidores de actividades, estão famintos de aprender, de se expressar e de que algum animador seja seu companheiro de caminhada no desenrolar da vida."

Alfonso Alvarez, "A Animação Sociocultural com Jovens", in A Animação Sociocultural e os desafios do Século XXI, dir. José Pereira, Manuel Vieites, Marcelino Lopes, Intervenção, 2008, pp. 190-191.

Nesta pesquisa, achei interessante coloca-la aqui pois fala-nos um pouco do Animador nesta área que estamos a trabalhar. A Área dos jovens é uma área muito intima, mas o Animador actua na sua parte por exemplo dramatizando teatros, para que os jovens possam crescer como pessoas reconhecedoras da realidade e sendo capaz de se vendo a si mesmo.
Hoje em dia os jovens não têm conhecimentos da vida futura e da realidade, pensam que andar na escola não serve para nada, tornam-se jovens sem nada e por vezes revoltados. Dai surgir a necessidade de trabalhar com eles e desenvolver um caminho para um futuro responsável no desenrrolar da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário