sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Conceito de direitos sociais


Direitos sociais são aqueles que têm por objectivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado intervenções na ordem social segundo critérios de justiça distributiva. Assim, diferentemente dos direitos liberais, se realizam por meio de actuação estatal, com a finalidade de diminuir as desigualdades sociais. Por isso, tendem a possuir um custo alto e a se realizar a longo prazo.
Os direitos sociais tem como principal objectivo a não eliminação dos próprios direitos sociais, mas sim diminuir as desigualdades sociais, para que todos tenham acesso á cidadania.
Os direitos sociais do homem são constituídos por: o direito à vida (direitos da mãe, direitos da infância, direito das famílias numerosas); direito à igualdade do homem e da mulher; direito a uma educação digna do homem; direito de imigração e de emigração; direito de livre escolha para aderir às diversas associações económicas, políticas e culturais.

Na minha opinião e dentro destes aspectos para mim aqui o trabalho do animador é como refiro um pouco num vídeo que apresento que tem como titulo os direitos sociais, mas no decorrer das informações que tenho tido e das pesquisas posso assim relacionar estes métodos e esta definição dos direitos e á parte de actuação do animador.
A meu ver o contributo da animação, e do animador, será o último elo de ligação neste
Conjunto, processo de criação de valor social, que deverá iniciar-se pelo
Enquadramento legislativo (Estado), passando pelo planeamento e implementação
de projectos sociais (Estado, Organizações Sem Fins lucrativos e Empresas) e
personalizados pelos seus actores principais: os animadores e a animação.
Data da Pesquisa: 23 de Dezembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário