sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Educação

Mas o que significa "educar"?
O conteúdo do direito à educação é assim definido na Declaração dos Direitos da Criança (nº 7):
"A educação tem em vista favorecer a sua (da criança) cultura geral e permitir desenvolver as suas atitudes e o seu julgamento individual, o sentido da responsabilidade moral e social, tornando-a membro útil da sociedade".
"A verdadeira educação visa a formação da pessoa humana, em ordem ao seu fim último e ao bem da sociedade" (Gravissimum Educationis).
"A educação deve visar o pleno desenvolvimento da personalidade humana e o fortalecimento do respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais, favorecendo a compreensão, a tolerância e a amizade entre todos os homens".
Não obstante a sua formulação mais ou menos complexa, poderá dizer-se que:
- Educar é transmitir valores - os valores essenciais da vida humana.
- Educar é ajudar eficazmente a viver uma vida plenamente humana.
A educação visa, pois, a formação integral do homem.

Agentes educativos
São muitos os agentes educativos, situados a diversos níveis de funcionalidade.
Quer isto dizer que, sendo diversas as instâncias educativas, igualmente diferentes são os modos de intervenção e as funções desempenhadas. Na concepção actual, constituem agentes educativos todas as pessoas ou grupos institucionalizados que assumem o dever de educar - os pais, os poderes públicos (Estado, autarquias, escolas e outras instituições e organismos oficiais), grupos ideológicos (v. g. partidos políticos, associações públicas ou privadas), professores, alunos, etc.
De todos, destacam-se pela importância do papel que assumem no processo educativo, os Pais e a Escola.
A par desta vertente educativa, complementar do processo de transmissão de valores iniciado pelos pais, compete à Escola, como tarefa própria e específica, a vertente instrutiva, isto é, a transmissão de conhecimentos que integram o processo curricular de cada uma das áreas disciplinares.
É esta a tarefa específica da Escola - transmitir a cultura, no respeito pela diferença e pela liberdade.

Webgrafia: In Textos de Reflexão - Congresso Diocesano da Família - Dez. 94 -Porto)

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